Representação Comercial de Angola em Portugal

SOBRE O PAÍS

Consulte abaixo os detalhes e conheça Angola.

  • Localização: África
  • Capital: Luanda
  • Principais Línguas: Portugues Kimbundo, Kikongo, Umbundo, Tchokwe e Kwanyama
  • População 2010:≈18 milhões de habitantes.
  • Moeda: Kuanza (KZ)
  • Bandeira: Brasão:

Nota geográfica

A República de Angola é, em dimensão, o quinto maior país do continente africano e situa–se na África sub–Sahariana. Estendendo–se por uma área de cerca de 1.246.700 km², possui uma costa de 1.650 km e uma fronteira terrestre de 4.837 Km. Com uma configuração geométrica semelhante a um quadrado, o seu comprimento máximo no sentido Norte–Sul é de 1.277 km e a largura máxima no sentido Oeste–Leste é de 1.236 Km.
Situado na costa ocidental da África Austral, a Sul do Equador, abrange o enclave de Cabinda, situado a Norte, entre o Congo–Brazaville e a República Democrática do Congo. Angola é limitada a Norte pela República do Congo Brazaville, a oriente pela República Democrática do Congo e pela Zâmbia, a Sul pela Namíbia e a Ocidente pelo Oceano Atlântico.

Relevo

Angola é constituída, principalmente, por um maciço de terras altas, limitado por uma estreita faixa de terra baixa cuja altura oscila entre os 0 e os 200 metros. Acima desta altitude encontram–se as montanhas e os planaltos, cuja altitude varia entre 1.000 e os 1.500 metros. A região planáltica ocupa a maior extensão territorial, sendo que o ponto mais alto do país é o morro do Môco, na Província do Huambo, atingindo os 2.620 metros.
A linha da costa é, em termos genéricos, pouco acidentada e com poucas reentrâncias e saliências. De referir os seguintes acidentes geográficos interessantes do ponto de vista turístico: baías de Cabinda, Luanda, Porto Amboim e dos Tigres; as saliências como a Ponta do Dande, Cabo Ledo, Cabo de S. Brás, Cabo de Santa Marta e a Ponta do Morro; a fenda da Tundavala; os rápidos do rio Kwanza e as quedas de Kalandula.
Na República de Angola mais de metade dos solos sofrem de processos constantes ou periódicos de erosão provocados pelas chuvas e pelas incidências solares. Os solos mais produtivos localizam–se junto aos rios, onde se concentram os aluviões por eles transportados, em geral, ricos em compostos orgânicos e elementos minerais. Nas regiões mais secas, de clima desértico, o solo é pouco fértil.

Flora e Fauna

A flora apresenta cinco tipos de zonas naturais: flora húmida (Maiombe), savana associadas à mata (Lunda), savana seca com árvores e arbustos (Luanda), estepe, ao longo de uma faixa costeira (Sumbe) e desértica, no extremo sul do país (deserto do Namibe) que nos oferece uma espécie única no mundo – a Welwittchia Mirabilis – que não possui caule e apresenta unicamente raízes e folhas.
A fauna é notável, desde os gorilas e chimpanzés no Maiombe, à seixa, pacaça, elefante, cabra, de leque, guelengue do deserto, hiena, leão, leopardo, hipopótamo e, já nos rios, crocodilos, jacarés e sengues. Existem nove reservas e parques paraprotecção dos animais, alguns deles ameaçados de extinção.